domingo, 5 de maio de 2013

Doença do Carrapato :(


Boa tarde pessoal;
Minha Poodle ficou +/_ uns 15 dias sem um remédio contra carrapatos e pulgas, e a +/_ umas duas semanas minha filha Luli parou de comer, ficou amuadinha, nem brincar queria, então troquei a ração, achando que ela não gostava mas desta e nada dela comer, só comia forçando ela. Resolvi dar uma olhada nela, e acabei achando 2 carrapatos nela, 1 macho e 1 fêmea (que por sinal estava bem gordinha). Desesperei,e conversei com uma amiga veterinária, que me informou que ela poderia esta no começo de uma doença do carrapato e que eu tinha que começar o tratamento. Bom a Luli, começou o tratamento no domingo passado, e com 3 dias de tratamento ja estava comendo sem precisar forçar-la.
Então vamos entender oq é esta doença :
Bom a doença do carrapato em cães pode ocorrer dois tipo diferentes de doença do carrapato: A Babesiose canina e a Erlichiose canina.

Babesiose canina

Ela é causada por um protozoário, quando infectado a babesia invade as células vermelhas do sangue se reproduzem em seu interior, quando não há mais espaço estas células se rompem causando sua destruição.
Sintomas: Devido a isto, o animal pode apresentar uma anemia severa e problemas de coagulação, Além disto o animal pode apresentar, febre, letargia ( quando não se movimenta muito), diarréia, vômitos e palidez de mucosas. Existem exames laboratoriais que o veterinário deverá realizar para comprovar a infestação do parasita. Por isso é importante consultar o médico de seu animal caso alguns dos sintomas apareçam.
Tratamento: O tratamento da babesiose canina será feito através de antibióticos específicos para o caso do seu animal.

Erliquiose canina

Esse tipo de doença do carrapato é causada por uma bactéria. Esta bactéria, infecta as células brancas do sangue do animal, podendo manifestar se de forma aguda, sub clinica ou crônica.
Sintomas: Os sintomas da erliquiose canina variam segundo a forma de manifestação da doença. As principais formas são:
Erliquiose canina na forma aguda
Erliquiose canina na forma sub-clínica
Erliquiose canina na forma crônica
Na forma aguda: o animal irá manifestar febre acima dos 39, 3 graus celcius, além de letargia, perda de peso e apetite, fraqueza.
Forma sub-clínica: geralmente não perceptível ao proprietário, o animal pode apresentar hemorragias, depressão, edema dos membros e palidez das mucosas.
Fase crônica: o animal apresentará sintomas semelhantes ao da fase aguda, porém mais brandos, poderá apresentar reações auto imunes (processos alérgicos), infecções secundárias e pneumonia, cansaço e apatia, além de anemia  e diarréia.
Tratamento: O diagnóstico se dá através de um bom exame clinico do animal,  sempre informe o veterinário sobre a infestação de carrapatos, pois esta informação é crucial, já que os sintomas podem ser iguais para outras doenças, um exame laboratorial pode identificar a bactéria no sangue e indicar o diagnóstico.
Resumo: Luli esta reagindo muiiiiito bem ao tratamento, ja esta medicada com o Revolution, voltou a brincar, pular, latir, morder e etc... Graças a Deus !

Lambeijinhos e até o proximo post ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário